Quem sou eu

Minha foto
No currículo da vida: Mãe de três filhos, esposa do cara mais paciente e determinado que conheço (capaz de me amar apesar de quem eu sou!). Cristã, Pedagoga, Psicopedagoga e escritora de várias revistas de Escola Bíblica para crianças e adolescentes (ando meio parada nesse ofício ultimamente...). (www.horizonal.com.br e www.editoracentralgospel.com) Palestrante mas, educadora cristã acima de tudo. Amo o ensino, amo a Palavra de Deus, amo o trabalho com crianças, principalmente aquelas que são portadoras de necessidades diferenciadas, como do Espectro Autista, TDA, TDAH, Síndrome de Down, etc. Hoje tenho a honra de liderar o departamento infanto-juvenil da Assembleia de Deus Vitória em Cristo na Penha (INTERLIGADOS KIDS ADVEC). Sou ovelha do meu amado pastor Silas Malafaia. Na prática: Uma entusiasta por natureza. Acredito que, com garra e direção de Deus, coisas incríveis podem ser concretizadas, pois é o que tenho experimentado. Termino me definindo com o seguinte pensamento: "Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam: 'Por quê?' Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto: 'Por que não?'"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011





Uma pincelada na DIDÁTICA!



PREPARO DA AULA
·         Divisão do tempo e preparação dos recursos - Verifique os materiais que serão necessários nas aulas, na falta deles, faça uma lista dos mesmos para que possam ser providenciados. Cuide do material didático (CD’s, livros e brinquedos) e seja econômica no material de uso diário. Ensine as crianças a terem o mesmo cuidado e zelo.
·         Antecipe-se - Use a criatividade para preparar a aula! Busque o conhecimento e não espere ter o material pronto nas mãos para começar. O verdadeiro educador cria novos caminhos, e não se acomoda diante dos desafios.
·         Senso crítico - Avalie as lições apresentadas, nem sempre a atividade proposta na revista do professor é adequada para a sua turma. Cada contexto exige uma abordagem.
·         Apresentação da lição – Jamais fique lendo o texto da lição! Encene ou comente sobre o assunto de forma dinâmica, ressaltando as necessidades da turma quanto ao aprendizado.
·         Dever de casa - As atividades de casa podem e devem ser elaboradas com o objetivo de despertar no aluno o interesse em se aprofundar no tema da lição. Tais atividades devem ser corrigidas a cada aula, caso contrário os alunos perdem o interesse.

APLICAÇÃO DA AULA
·         Adeque seu material e linguagem à faixa etária do aluno e ao seu contexto social;
·         Aproxime o tema bíblico ao cotidiano. Tudo tem relação, tudo serve como base para a vida diária;
·         Contextualize o tema. Não apresente a lição como um tema solto, desassociado. Há sempre uma história que cerca o personagem, procure conhecê-la profundamente e apresentá-la, principalmente a partir dos seis anos de idade.
·         Mostre na Bíblia onde está o versículo-chave e a lição. Peça que os alunos manuseiem suas Bíblias em busca de novas referências.




Um comentário: